Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

this widget by www.AllBlogTools.com

Nosso começo

Bemvindos. Este é nosso primeiro blog, digo nosso, porque é meu e do meu marido.Somos brasileiros, do Rio de Janeiro, mas vivemos em España. Adoramos cozinhar, a ele porque é cozinheiro profisional e eu porque adoro a confeitaria e elaborar sobremesas. Ele gosta da comida salgada e eu os doces, hummmmm, me encantan. Temos muita vontade de abrir un restaurante. Enquanto isso nao acontece, vamos praticando por aqui.
Nossa intencao ao criar este blog é que queremos compartilhar nossa experiencia, receitas que aprendemos, outras que criamos e outras que adaptamos e tambem trocar receitas, gostamos de criar coisas novas, sabores, texturas, etc.... Esperamos que todos gostem e que nos deem suas opinioes sobre nossos pratos e claro que nos envien suas receitas.Até ja.

Para qualquer duvida podeis nos enviar un email: valdutra@hotmail.com o valpdutra@gmail.com




lunes, 17 de mayo de 2010

Crema Catalana

A sobremesa mais típica de Cataluña é sem sombra de duvidas , a crema catalana. Além do seu bom sabor, é altamente nutritiva, graças a seus elevados aportes de vitaminas e minerais. Este doce tao popular se elabora de uma forma muito parecida a uma crema pastelera o as tradicionais natillas, con la particularidade de que se cobre com açúcar que é queimado e caramelizado com uma prancha de ferro, de aí o singular nome de crema queimada. Tambem leva uma pitada de canela, o que lhe da um sabor diferente e agradavel a todos os paladares.

A crema mais parecida com a crema catalana é a crème brulée de origem Francesa. A diferença é que a crema catalana se espesa com ovo e amido de milho (maizena) e a crème brulée se realiza com creme de leite (nata)e ovos, e se cozinha no forno em banho María parecendo mais a um pudim. Ambas se espolvorean com açúcar e se queiman.

Tradicional postre de San José

Segundo o Gremio Provincial de Pastelería de Barcelona, suas origens procedem da cozinha judía. Os hebreos foram grandes aficcionados as magníficas e doces combinaçoes de leite e ovos. A tradicao de comer crema catalana em Cataluña se extendeu popularmente nas festas de SaoJosé, que se comemora no dia 19 de Março.
O mais característico desta receita é o caramelo tostado que coroa a crema. Para queimar-la, se cobre com açucar e, com uma prancha de ferro muito quente que se passa por cima, se tosta o açucar até que fique a cor dorada do caramelo. A crema pode servirse, além, de diferentes maneras, rodeada com chantilly, biscoitos champagne ( soletilla) o simplesmente sozinha. Se apresenta em pratos pequenos individuais.

Origem da crema catalana

O prestigioso mestre de mestres pasteleiros, Jaume Sabat, explica em forma de anedota a criaçao da crema:
"Sucedeu em um convento de freiras em que esperavam a visita do bispo e concordaram preparar um boa comida para agradar-lhe. O bispo chego tarde e com pressa, o famoso pudim realizado pelas freiras, nao cozinhou corretamente. Para remediar-lo, a irma pensou: vou misturar um pouco com maizena e assim ficara mais espesso. O bispo ficou impaciente, na hora de pedir a sobremesa, esta tinha acabado de sair do fogo. Para nao fazer esperar o bispo, o sirviram em um prato com o caramelo por cima, mas o resultado foi uma papinha plana e mole, tostada con el caramelo".
"Monsenhor tinha tanta pressa e, pensando que esse era o famoso pudim do convento, que, em geral, se serve gelado, pegou uma colher e a colocou na boca com tanta urgência quanto prazer. E depois que lhe saltaram as lágrimas por haver queimado a boca, o bispo exclamou com voz rouca e forte: ¡Crema! (em catalán quer dizer queima). Mas, como estava tao boa, seguiu comendo com mais cuidado. Desde entao, a sobremesa favorita da comunidade das freiras, ja no foi o pudim, senao a crema tostada... o queimada".

Uma sobremesa rica em calcio e vitamina A

Além do seu sabor, a crema catalana possui muitas propriedades, ainda que isso nao significa que podamos abusar dela. Segundo o Colegio de Farmacéuticos da Provincia de Barcelona, é um prato muito rico em vitamina A e calcio. Apresenta todas as vitaminas do grupo B e nos proporcionará lípidos e variedade de proteinas.
Como garantiza máxima energía pelas gorduras procedentes dos ovos e os açucares, é adequado acompahar-lo de um prato menos consistente, como, por exemplo, verduras. O colegio de farmacéuticos tambem recomenda seu consumo moderado para pessoas que tem o colesterol alto.


Ingredientes (6 pessoas):

- 1 litro de leite
- 10 gemas de ovos coadas
- 200 gr. de açucar
-40 gr. de amido de milho (maizena)
- casca de 1 limao
- casca da metade de uma laranja
- canela em pau
- Açucar de baunilha (a gosto)

Preparaçao:

Coloque o leite (Separe um pouco desse leite e reserve), a canela em pau, casca do limao e a casca da laranja em uma panela para ferver, depois que o leite ferver, retire a canela e as cascas do limao e da laranja, leve de novo para o fogo, mas nao deixe ferver . Em uma vasilha misture o leite reservado, o amido de milho e as gemas, misture bem os tres ingredientes e depois coloque essa mistura no leite e va mexendo para nao empelotar até que comece a borbulhar.Retire do fogo e distribua em tarrinas individuais (as da foto) ou em taças individuais. Espere esfriar e leve a geladeira para gelar ate a hora de servir. Quando for servir, espalhe açucar pela superficie da crema e queime com o ferro ou o soplete. E bom apetite!

Dica: Se voce nao tem o ferro ou o soplete, pode pegar uma colher grande de ferro e colocar a parte de baixo da colher para queimar no fogo, ela tem que estar muito quente para caramelizar o açucar.

Ferro para queimar a Crema catalana



Soplete para queimar a Crema catalana

No hay comentarios: